Storytelling é uma técnica de comunicação.
Palavra sem uma tradução para o português que atenda toda a gama de suas possibilidades – assim como marketing –, contar histórias é constituinte da condição de ser humano. As histórias narradas ou escritas, a construção de mitos e os arquétipos de todos os heróis acompanham a própria história da civilização.
Histórias informam, emocionam, envolvem e criam conexões, facilitando e viabilizando o processo de comunicação.
Para além do conhecimento empírico dos resultados alcançados com sua utilização, a neurociência vem buscando e oferendo, com êxito, explicações para a eficácia do seu uso. Nosso cérebro é “viciado” em histórias.
Storytelling é a apropriação, agora com conhecimento de seus princípios e técnicas, da velha e milenar arte de contar histórias.
AFETO E MEMÓRIA
Dois amigos conversavam sobre gostos e preferências culinárias:
– Dentre todos meus gostos, gosto mesmo é de ovos. Chego a ter um certo afeto por eles. – Dizia um dos amigos, quando uma grande explosão interrompeu a conversa e fez com que cada um tomasse seu rumo.
Muito tempo depois, ao acaso, reencontraram-se:
– Mas como? – Braços abertos, comemorou o primeiro a falar.
– Fritos! – Respondeu o que tinha afeto pelos ovos e boa memória.
Vitor Bertini