Nexus - SP |
Contar histórias com propósitos organizacionais, ou organizational storytelling no jargão corporativo, é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação que sua empresa pode lançar mão.
Histórias informam, emocionam, envolvem e criam conexões, facilitando e viabilizando o processo de comunicação, também nas organizações.
Com histórias você aprende, ensina e agrega valor. São elas que transmitem, com efetividade, seus credos, visões e compromissos – são a essência da frase “vou te explicar como as coisas funcionam por aqui”. São a base de sua cultura organizacional, os alicerces a serem mantidos em processos de mudanças e a alma de sua marca. São elas que atendem ao inconsciente do consumidor e falam com seus stakeholders.
Storytelling como técnica de comunicação empresarial não é uma moda, ou mais uma das expressões de “livros de aeroportos”. Na verdade, sua empresa está mergulhada em histórias. Elas já existem – saber utilizá-las (a favor) é uma decisão a ser tomada.
O ser humano precisa de histórias, e sua empresa também.
O DIABO VENDE PRADA
Caminhando nas lajotas decoradas do piso da Galleria Vittorio Emanuele, em Milão, Itália, um blazer na vitrine da Prada chamou minha atenção.
Sob o olhar atento de um vendedor entrei na loja, pedi para ver o casaco e, em silêncio, fui conduzido à frente de um espelho.
Enquanto segurava o casaco para eu vestir, sorrindo, ele perguntou sobre as circunstâncias em que eu pensava usar a compra:
– Occasion?, arriscou.
Quando respondi que não sabia, que eu era só um escritor e que na verdade pouco necessitada de blazers, ele pediu licença e se afastou.
Voltou em cinco minutos, ajustou o caimento e colocou uma caneta tinteiro Montblanc Writers Edition 1812 no bolso interno da peça que eu experimentava. Depois, recuando dois passos para eu poder me ver por inteiro no espelho, perguntou:
– How do you feel? Ready for the autographs?
Na despedia, junto com um aperto de mãos, me contou que a Prada promovia concursos literários e que a edição de 2017 tinha tido como tema a frase Inner Landscape.
Comprei o casaco sonhando com a noite de autógrafos.
Vitor Bertini