Organizational storytelling

Nexus - SP


Contar histórias com propósitos organizacionais, ou organizational storytelling no jargão corporativo, é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação que sua empresa pode lançar mão.


Histórias informam, emocionam, envolvem e criam conexões, facilitando e viabilizando o processo de comunicação, também  nas organizações.


Com histórias você aprende, ensina e agrega valor. São elas que transmitem, com efetividade, seus credos, visões e compromissos – são a essência da frase “vou te explicar como as coisas funcionam por aqui”. São a base de sua cultura organizacional, os alicerces a serem mantidos em processos de mudanças e a alma de sua marca. São elas que atendem ao inconsciente do consumidor e falam com seus stakeholders.


Storytelling como técnica de comunicação empresarial não é uma moda, ou mais uma das expressões de “livros de aeroportos”. Na verdade, sua empresa está mergulhada em histórias. Elas já existem – saber utilizá-las (a favor) é uma decisão a ser tomada.


O ser humano precisa de histórias, e sua empresa também.



O DIABO VENDE PRADA


Caminhando nas lajotas decoradas do piso da Galleria Vittorio Emanuele, em Milão, Itália, um blazer na vitrine da Prada chamou minha atenção.


Sob o olhar atento de um vendedor entrei na loja, pedi para ver o casaco e, em silêncio, fui conduzido à frente de um espelho. 


Enquanto segurava o casaco para eu vestir, sorrindo, ele perguntou sobre as circunstâncias em que eu pensava usar a compra:

– Occasion?, arriscou.


Quando respondi que não sabia, que eu era só um escritor e que na verdade pouco necessitada de blazers, ele pediu licença e se afastou.


Voltou em cinco minutos, ajustou o caimento e colocou uma caneta tinteiro Montblanc Writers Edition 1812 no bolso interno da peça que eu experimentava. Depois, recuando dois passos para eu poder me ver por inteiro no espelho, perguntou:


How do you feel? Ready for the autographs?


Na despedia, junto com um aperto de mãos, me contou que a Prada promovia concursos literários e que a edição de 2017 tinha tido como tema a frase Inner Landscape.


Comprei o casaco sonhando com a noite de autógrafos.


Vitor Bertini